Fisioterapia e Reabilitação
Home / Especialidades / Fisioterapia e Reabilitação
Fisioterapia e Reabilitação
Fisioterapia e Reabilitação

Acupuntura Científica

Acupuntura Científica

Introdução de finas agulhas nos chamados acupontos. As agulhas são as mesmas utilizadas na acupuntura humana e os animais suportam bem esta técnica.

É a investigação sobre a eficácia e o modo de ação da acupuntura. Essa busca procura responder quando e como funciona a acupuntura, sempre baseada na metodologia científica.

Por que existe?
A acupuntura é uma técnica terapêutica milenar, desenvolvida no Oriente, geograficamente e filosoficamente distante do desenvolvimento da ciência. Por isso, a acupuntura utiliza uma forma de raciocínio considerada como "pensamento mágico".

Essa terminologia fascinante, e até poética, é de difícil aceitação pelos praticantes da medicina científica, limitando o uso da acupuntura.

Explicar a acupuntura pela lógica científica não só comprova seu sucesso no tratamento de inúmeras doenças, como facilita sua aceitação e divulgação. Enfim, permite que mais pacientes se beneficiem com o uso dessa técnica.

Como temos acesso à ela?
Através da leitura de textos científicos em revistas especializadas. Esse é um trabalho meticuloso, dada a grande quantidade de informação publicada, que deve ser selecionada com relação a sua qualidade. Além disso, a linguagem científica é hermética, quando não somos especialistas.


Eletroacupuntura

Eletroacupuntura

Consiste em estímulos elétricos em pontos de acupuntura. A eletroacupuntura é utilizada em animais com dor ou em quadros de paralisia dos membros, entre outros.


Moxabustão


A moxa é um método terapêutico no qual a Artemísia vulgaris (ou outras ervas) é queimada sobre a pele ou acima dela nos acupontos. No caso dos animais ela pode ser acoplada à agulha de acupuntura ou aplicada de forma indireta sobre o ponto. É usada em diversas patologias, sobretudo em animais geriatras.


Farmacupuntura


É a injeção de substâncias em pontos de acupuntura e tem o objetivo de promover a ação de determinada substância que pode ser fitoterapia, homeopatia ou outras, potencializando o efeito destes fármacos.


Laserpuntura


É a utilização do laser de baixa freqüência em pontos de acupuntura e utilizada em animais que não permitem agulhas. Os felinos são particularmente beneficiados com esta técnica.


Implante de Ouro

Implante de Ouro

É a inserção de pequenos fios de ouro em pontos de acupuntura. É uma técnica utilizada em patologias como displasia coxo-femoral, epilepsia idiopática, artroses, entre outros.

É uma forma de estimulo contínuo dos pontos em casos de animais impossibilitados de fazer sessões regulares ou a fim de intensificar o efeito da acupuntura. O animal precisa estar sedado e o ouro não causa reação negativa no organismo. Porém, deve ser feita por médico veterinário acupunturista capacitado a fim de fazer a indicação correta e o momento certo para cada caso.

Os profissionis da ReabiVet trabalham há 12 anos com esta técnica.


Stiper


O Stiper, que é uma pastilha de celulose contendo óxido de silício (SiO2) de 14 mm de diâmetro por 3 mm de espessura, pode ser usado no lugar das agulhas para tratar várias enfermidades.

Na veterinária, muitos animais podem ser beneficiados, afinal, eles respondem muito melhor à acupuntura do que os seres humanos (KWANG, 2009). As pastilhas podem ser utilizadas em animais que não aceitam agulhas ou como adjuvante ao tratamento com acupuntura e fisioterapia, dando um estímulo maior, dependendo do caso.


Agentes Físicos

Agentes Físicos

Campos Eletromagnéticos Pulsáteis

Através de aparelhos de Magnetoterapia podem ser aplicados campos eletromagnéticos pulsáteis com várias frequências e intensidades, dependendo da necessidade do animal. De forma geral os efeitos dos mesmos são: relaxamento muscular geral, anti-inflamatório, cicatrizante, estimula processos de regeneração de tecidos afetados, estimulando o metabolismo celular.

O campo magnético gerado pelo equipamento é indolor, não invasivo e como possui intensidade muito baixa, produz um campo biológico que imita os impulsos geraos pelo corpo sadio, não produzindo nehum efeito colateral. Ajuda a tratar uma série de patologias neuro-músculo-esqueléticas nos animais

Estimulação Elétrica

É o uso de correntes elétricas de baixa voltagem para estimular tanto tecidos moles como tecidos ósseos. A aplicação em casos ortopédicos e neurológicos é efetiva nas atrofias musculares, contraturas musculares, estimulação neuromuscular e para o controle da dor.

Fototerapia

Fototerapia é uma terapia que assim, como o laser utiliza a emissão da luz a fim de produzir mudanças químicas e biológicas no tecido tratado. Mas difere do laser em algumas particularidades físicas dos próprios aparelhos.

Os efeitos da fototerapia nos animais são: redução da dor, redução do edema porque melhora a estagnação circulatória e linfática, diminui o tempo de cicatrização de feridas e diminui o tempo de formação do calo ósseo e melhora a extensibilidade dos tecidos tratados.

Infrasom

Infrasom é uma terapia classificada dentros dos “sons” cuja função principal é descontraturar músculos e desfazer fibroses.

Laser de Baixa Frequência

Laser de baixa freqüência e aparelhos de Fototerapia emitem luz com efeitos terapêuticos no organismo do animal. A tradução de laser é: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation“, sendo assim, são terapias por emissão de luz com efeitos teciduais. Atuam no sistema circulatório, linfático, nervoso e na cicatrização de feridas. Também é utilizado na estimulação de pontos de acupuntura e no pós-cirúrgico. Lasers de baixa freqüência não possuem efeitos térmicos.

Tecaterapia

Tecaterapia é uma terapia de radiofreqüência cuja função principal é produzir um calor intenso e de alcance profundo nos tecidos. Indicada em alguns casos de fibrose, contraturas musculares graves e outros patologias ósseas e de tecidos moles”.

Termoterapia

A aplicação do frio (crioterapia) e do calor tem uma notável importância em um protocolo de reabilitação e são várias as técnicas utilizadas. A aplicação do frio deve ser em lesões agudas e ele age diminuindo os sinais da inflamação (dor, edema, hiperemia, diminuição da função do local lesado). Pode-se utilizar gelo de várias maneiras. A aplicação do calor é utilizada em patologias crônicas onde aumenta o fluxo sanguíneo local, diminui a dor e aumenta a elasticidade dos tecidos. Pode-se utilizar bolsas quentes, ultra-som terapêutico e infravermelho.

Ultra-som Terapêutico

É uma forma de vibração acústica gerada por um transdutor. O transdutor é um dispositivo que transforma energia elétrica em energia mecânica, utilizando o “efeito piezoelétrico”. Isto consiste na geração de uma corrente por um cristal de quartzo. A aplicação do ultra-som terapêutico provoca uma micro-massagem e efeitos térmicos e não-térmicos com grande beneficio nos tecidos superficiais e profundos.

As principais indicações para o uso do ultra-som terapêutico são as patologias dos músculos, tendões, da cápsula, da cartilagem articular, cicatrização de feridas e afecções que cursem com dor.


Aromaterapia

Aromaterapia

Aromaterapia é trarar as doenças com óleos concentrados extraídos de plantas. Estes extratos são chamados de óleos essenciais e são produzidos pelas diversas partes da planta.

No nível aromático, as substâncias atigem o centro do sistema límbico e emocional do cérebro.

A aromaterapia induz respostas circulatórias, respiratórias e mentais, por meio do olfato. O uso nos animais é limitado à preescrição para o ambiente do animal ou em pontos de acupuntura específicos. Diferentes óleos essenciais tem atividades distintas.


Cinesioterapia

Cinesioterapia

É definida por “tratamento pelo movimento”, os quais podem ser ativos ou passivos. São fundamentais em um tratamento de lesões ortopédicas ou neurológicas e na veterinária utilizam-se técnicas de alongamento, propriocepção (prancha, bola suíça, pisos diferentes), adaptação sensorial, fortalecimento muscular com ou sem sobrecarga, entre outros.


Massoterapia


A massagem também beneficia os animais e é terapia auxiliar a outras dentro da fisioterapia veterinária. Várias técnicas podem ser utilizadas como: massagem clássica, drenagem linfática, tui-ná entre outras.

Os benefícios da massoterapia em animais são: diminuição do edema, melhora da circulação, relaxamento, diminuição das contraturas musculares e tendíneas e melhora da dor e do movimento.


Condicionamento Físico


Para animais atletas, desenvolvemos programas específicos para condicionamento e manutenção do desempenho físico.


Esteira Aquática

Esteira Aquática

A esteira aquática é um equipamento da mais alta tecnologia, cujo objetivo é proporcionar um tratamento de reabilitação e condicionamento físico monitorado ao animal. Somos pioneiros e exclusivos na utilização desta terapia na cidade de Campinas e região.

É possível trabalhar na esteira com caminhadas leves até corridas, com variação de tempo, intensidade e inclinação.

A água da esteira aquática também pode ser monitorada, sendo assim podemos utilizar água morna, a qual promove relaxamento muscular, aumento da circulação sangüínea e da amplitude de movimento. Por outro lado, se o relaxamento não é desejável, podemos deixar a água em temperatura ambiente, promovendo um exercício mais estimulante ao animal.

Uma grande vantagem da esteira aquática é o estímulo que ela provoca nos 4 (quatro) membros, ou seja, o animal não se “acomoda” (boiar, parar de movimentar os posteriores, etc.) durante o exercício, fato que pode ocorrer com alguns animais durante a natação.


Fitoterapia Chinesa


São compostos a base de plantas, minerais ou animais, de origem chinesa e coadjuvantes ao tratamento de reabilitação, assim como para a prevenção de lesões. Ela é tão importante que na China, berço do uso das ervas, as pessoas são tratadas primeiro com as ervas, antes mesmo do tratamento pela acupuntura.

A fitoterapia funciona como o “combustível” natural que o animal precisa para a recuperação. Pode ser utilizada em várias espécies animais e a escolha é baseada no diagnóstico do animal pela Medicina Tradicional Chinesa. Pode ser utilizada em diversas patologias é particularmente útil em animais com tumores e geriatras.


Florais de Bach


As essências florais são extratos líquidos sutis, feitos de flores específicas e que atuam nos vários campos de energia do animal, influenciando no bem estar mental, emocional e físico do animal. Podem ser utilizados juntamente com as outras terapias ou de forma isolada, dependendo da patologia que acomete o animal.


Ozonioterapia

Ozonioterapia

Ozonioterapia é uma terapia cuja base é a aplicação do gás Ozônio, para fins medicinais.
O Ozônio é um composto químico de três átomos de oxigênio.

O ozônio medicinal é sempre uma mistura de ozônio e de oxigênio puro, produzido por um gerador de ozônio (promove uma descarga elétrica entre 13.000 e 15.000 volts nas moléculas de oxigênio, o que possibilita a agregação dos átomos e a formação do gás ozônio).

O ozônio medicinal tem propriedades altamente bactericidas, fungicidas e antivirais. Usado extensamente para desinfetar feridas infectadas, assim como em doenças bacterianas e virais. Sua capacidade de estimular a circulação é usada no tratamento de problemas circulatórios e na revitalização de funções orgânicas de modo geral. Quando administrado em baixas concentrações, o ozônio pode ativar o sistema imunológico do organismo.

A aplicação do ozônio medicinal é extremamente útil para a ativação imunológica em pacientes com um status imune baixo e/ou imunodeficientes.

Indicações clínicas na medicina veterinária

Processos inflamatórios em geral
Dor (aguda ou crônica)
Processos infecciosos em geral (sistêmicos ou locais)
Doenças virais em geral
Feridas infectadas, de difícil cicatrização ou inflamadas de forma crônica
Adjuvante, como terapia complementar em vários tipos de câncer
Animais geriatras: potente ativador do ATP celular, analgésico e imunoestimulante. Efeito preventivo
Doenças intestinais, como colites
Artrites e artroses crônicas
Doenças degenerativas

Vias de aplicação

Na medicina veterinária a mais comum, é a insuflação via retal. Também pode ser aplicado por via intra-muscular, auto- hemoterapia maior, auto-hemoterapia menor e também, lavagens com água ozonizada, óleo ozonizado para feridas e bolsa com ozônio para membros, patas, abdômen e etc.

Para saber mais e se o seu animal pode beneficiar-se desta terapia, marque uma consulta com uma de nossas profissionais, altamente capacitadas para este fim.


Quiropraxia

Quiropraxia

A Quiropraxia é uma terapia integrada de tratamento aos animais. Consiste na utilização de palpações e ajustes (thrusth) vertebrais que, via nervosa vão ter efeito local, assim como em todo o organismo.

O fundamento da Quiropraxia está baseado na relação entre a coluna vertebral, o sistema nervoso do animal e a biomecânica deste.

A definição da Quiropraxia segundo DD Palmer, o fundador da Quiropraxia moderna é:
“A ciência da causa da enfermidade e a arte de ajustar com a mão todas as sub-luxações das 300 articulações do esqueleto humano, mais especificamente, das 52 articulações da coluna vertebral com o propósito de liberar os nervos pinçados quando saem do forâmen intervertebral, causando funções anormais”.

Podemos utilizar a Quiropraxia tanto para tratar, como para prevenir problemas nos animais. Ela também pode ser utilizada em conjunto com a Acupuntura e a Fisioterapia, sendo que nestes casos, os resultados são ainda melhores.

A Quiropraxia está indicada para os casos de claudicação (manqueira) sem diagnóstico, problemas de coluna, outros problemas neurológicos, otropédicos e até para desordens internas como problemas respiratórios e digestivos, devido à íntima relação entre a coluna vertebral, nervos e órgãos internos.


Shock Wave

Shock Wave

Quando o shock wave pode ser indicado

Dores articulares;
Aumento de volume articular;
Quando o animal está mancando;
Feridas extensas/ crônicas;
Pacientes geriátricos;
Dores nos tendões;
Complicações de fraturas;
Estimular revascularização;
Promover migração de células tronco na lesão;
Diminuir reação inflamatória;
Estimular regeneração tecidual;
Profilático em fraturas complexas;
Calcificação de tendões;
Dores lombares.

Doenças mais frequentes

Displasia coxo-femoral;
Displasia de cotovelo;
Osteocondrose do ombro;
Osteoartrose de quadril, joelho, cotovelo, tarso e carpo;
Osteoartrose senil;
Tenossinovite do biciptal;
Calcificação do supra/ infraespinhoso;
Não-união óssea, união retardada;
Tratamento de lacerações cutâneas;
Úlceras de decúbito;
Espondiloses.

Serviços Oferecidos

Shock wave articular;
Aplicação para cicatrização de ferida;
Tratamento de tendinopatias;
Terapia para consolidação óssea.

Você sabia?

Terapia moderna, segura e não invasiva para tratamento de diversas doenças dos animais.
Uma única aplicação de shock wave você já pode resolver o problema do seu cão!
Saiba mais em: www.swave.com.br

Programas diferenciados de acordo com a necessidade de seu animal.



Contato

Campinas
Rua Pereira Tangerino 318
Jardim Guanabara, 13073-210

(19) 3294-5345
(19) 3203-5634
(19) 99757-5345

Indaiatuba
Rua Alberto Santos Dumont 1697 Salas 6/7
Cidade Nova, 13334-150

(19) 3294-5345
(19) 99941-4673

Atendimento

Campinas
Segunda a Sexta: 09h às 18h
Sábados das 9h às 12h

Indaiatuba
Segunda a Quinta: 09h às 19h

© Copyright 2018 - ReabiVet | Design Studio9dade
Top