Fisioterapia e Reabilitação
Home / Especialidades / Fisioterapia e Reabilitação

Agentes Físicos

Agentes Físicos

Campos Eletromagnéticos Pulsáteis

Através de aparelhos de Magnetoterapia podem ser aplicados campos eletromagnéticos pulsáteis com várias frequências e intensidades, dependendo da necessidade do animal. De forma geral os efeitos dos mesmos são: relaxamento muscular geral, anti-inflamatório, cicatrizante, estimula processos de regeneração de tecidos afetados, estimulando o metabolismo celular.

O campo magnético gerado pelo equipamento é indolor, não invasivo e como possui intensidade muito baixa, produz um campo biológico que imita os impulsos geraos pelo corpo sadio, não produzindo nehum efeito colateral. Ajuda a tratar uma série de patologias neuro-músculo-esqueléticas nos animais

Estimulação Elétrica

É o uso de correntes elétricas de baixa voltagem para estimular tanto tecidos moles como tecidos ósseos. A aplicação em casos ortopédicos e neurológicos é efetiva nas atrofias musculares, contraturas musculares, estimulação neuromuscular e para o controle da dor.

Fototerapia

Fototerapia é uma terapia que assim, como o laser utiliza a emissão da luz a fim de produzir mudanças químicas e biológicas no tecido tratado. Mas difere do laser em algumas particularidades físicas dos próprios aparelhos.

Os efeitos da fototerapia nos animais são: redução da dor, redução do edema porque melhora a estagnação circulatória e linfática, diminui o tempo de cicatrização de feridas e diminui o tempo de formação do calo ósseo e melhora a extensibilidade dos tecidos tratados.

Infrasom

Infrasom é uma terapia classificada dentros dos “sons” cuja função principal é descontraturar músculos e desfazer fibroses.

Laser de Baixa Frequência

Laser de baixa freqüência e aparelhos de Fototerapia emitem luz com efeitos terapêuticos no organismo do animal. A tradução de laser é: “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation“, sendo assim, são terapias por emissão de luz com efeitos teciduais. Atuam no sistema circulatório, linfático, nervoso e na cicatrização de feridas. Também é utilizado na estimulação de pontos de acupuntura e no pós-cirúrgico. Lasers de baixa freqüência não possuem efeitos térmicos.

Tecaterapia

Tecaterapia é uma terapia de radiofreqüência cuja função principal é produzir um calor intenso e de alcance profundo nos tecidos. Indicada em alguns casos de fibrose, contraturas musculares graves e outros patologias ósseas e de tecidos moles”.

Termoterapia

A aplicação do frio (crioterapia) e do calor tem uma notável importância em um protocolo de reabilitação e são várias as técnicas utilizadas. A aplicação do frio deve ser em lesões agudas e ele age diminuindo os sinais da inflamação (dor, edema, hiperemia, diminuição da função do local lesado). Pode-se utilizar gelo de várias maneiras. A aplicação do calor é utilizada em patologias crônicas onde aumenta o fluxo sanguíneo local, diminui a dor e aumenta a elasticidade dos tecidos. Pode-se utilizar bolsas quentes, ultra-som terapêutico e infravermelho.

Ultra-som Terapêutico

É uma forma de vibração acústica gerada por um transdutor. O transdutor é um dispositivo que transforma energia elétrica em energia mecânica, utilizando o “efeito piezoelétrico”. Isto consiste na geração de uma corrente por um cristal de quartzo. A aplicação do ultra-som terapêutico provoca uma micro-massagem e efeitos térmicos e não-térmicos com grande beneficio nos tecidos superficiais e profundos.

As principais indicações para o uso do ultra-som terapêutico são as patologias dos músculos, tendões, da cápsula, da cartilagem articular, cicatrização de feridas e afecções que cursem com dor.

Voltar ao topo



Cinesioterapia

Cinesioterapia

É definida por “tratamento pelo movimento”, os quais podem ser ativos ou passivos. São fundamentais em um tratamento de lesões ortopédicas ou neurológicas e na veterinária utilizam-se técnicas de alongamento, propriocepção (prancha, bola suíça, pisos diferentes), adaptação sensorial, fortalecimento muscular com ou sem sobrecarga, entre outros.

Esteira Aquática

Você sabia que os cães conseguem se movimentar melhor na água?

Isso vale tanto para animais "normais" como animais com problemas locomotores. A água favorece os movimentos e deixa o animal bem mais "leve". Além disso, os benefícios terapêuticos da água são tudo de bom!

A Reabivet foi a primeira clínica de reabilitação animal da região de Campinas/SP a ter esteira aquática e é uma das pioneiras no Brasil.




Voltar ao topo



Condicionamento Físico


Para animais atletas, desenvolvemos programas específicos para condicionamento e manutenção do desempenho físico.

Voltar ao topo



Massoterapia


A massagem também beneficia os animais e é terapia auxiliar a outras dentro da fisioterapia veterinária. Várias técnicas podem ser utilizadas como: massagem clássica, drenagem linfática, tui-ná entre outras.

Os benefícios da massoterapia em animais são: diminuição do edema, melhora da circulação, relaxamento, diminuição das contraturas musculares e tendíneas e melhora da dor e do movimento.

Voltar ao topo

Programas diferenciados de acordo com a necessidade de seu animal.



Contato

Campinas
Rua Pereira Tangerino 318
Jardim Guanabara, 13073-210

(19) 3294-5345
(19) 3203-5634
(19) 99757-5345

Indaiatuba
Rua Alberto Santos Dumont 1697 Salas 6/7
Cidade Nova, 13334-150

(19) 3294-5345
(19) 99941-4673

Atendimento

Campinas
Segunda a Sexta: 09h às 18h
Sábados das 9h às 12h

Indaiatuba
Segunda a Quinta: 09h às 19h

© Copyright 2018 - ReabiVet | Design Studio9dade
Top