A Quiropraxia é uma terapia integrada de tratamento aos animais. Consiste na utilização de palpações e ajustes (thrusth) vertebrais que, via nervosa vão ter efeito local, assim como em todo o organismo.

O fundamento da Quiropraxia está baseado na relação entre a coluna vertebral, o sistema nervoso do animal e a biomecânica deste.

A definição da Quiropraxia segundo DD Palmer, o fundador da Quiropraxia moderna é:
“A ciência da causa da enfermidade e a arte de ajustar com a mão todas as sub-luxações das 300 articulações do esqueleto humano, mais especificamente, das 52 articulações da coluna vertebral com o propósito de liberar os nervos pinçados quando saem do forâmen intervertebral, causando funções anormais”.

Podemos utilizar a Quiropraxia tanto para tratar, como para prevenir problemas nos animais. Ela também pode ser utilizada em conjunto com a Acupuntura e a Fisioterapia, sendo que nestes casos, os resultados são ainda melhores.

A Quiropraxia está indicada para os casos de claudicação (manqueira) sem diagnóstico, problemas de coluna, outros problemas neurológicos, ortopédicos e até para desordens internas como problemas respiratórios e digestivos, devido à íntima relação entre a coluna vertebral, nervos e órgãos internos.