Mitos e verdades sobre a alimentação para pets

14 de Fevereiro de 2017

Home / A Reabivet / Posts / Mitos e verdades sobre a alimentação para pets
Mitos e verdades sobre a alimentação para pets
Abaixo, alguns mitos e verdades mais frequentes sobre o assunto:

Mitos

1. A ração é o melhor alimento que existe para meu cão ou gato. Mito.

Cães e gatos são carnívoros, logo a melhor alimentação seria carne mesmo. Na natureza canídeos selvagens como o lobo (ancestral dos cães) se alimentam majoritariamente de carcaça de animais abatidos. Mas esse tipo de alimentação não é prática para o dia - a - dia das pessoas nos dias atuais. Sendo assim, a melhor opção seria se " aproveitar" da capacidade de adaptação ( principalmente dos cães) em ser onívoros e oferecer uma Dieta Natural Balanceada cozida (ou alimentação natural balanceada - AN).

2. Ração é o melhor alimento porque é completamente balanceada. Mito.

Qualquer ração contém alta quantidade de carboidrato e isso por si só, já vai contra a fisiologia do cão e do gato. Uma alimentação ideal deve conter pouco carboidrato.

3. É muito fácil dar uma dieta natural para os pets. É só cozinhar um arroz com frango ou polenta e misturar uma cenourinha. Mito.

Quando nos referimos a uma dieta natural balanceada, a mesma deve ter todos os macro e micronutrientes de maneira nutricionalmente equilibrada e balanceada por um veterinário ou zootecnista da área.

4. Esse papo de alimentação natural é modinha de época. Mito.

A alimentação natural é mais que uma tendência. É olhar novamente para nossos animais com olhos "não comerciais", pensando na sua fisiologia e saúde. Mas não é para todos os donos. Precisa tempo, dedicação e disponibilidade.

5. Eu dou uma alimentação natural cozida para meu animal. Logo, não preciso ficar suplementando com nada, uma vez que ela já é completa. Mito.

A alimentação natural cozida mesmo por si só, apresenta várias carências de vitaminas e minerais como: cálcio, iodo, vitamina D3, zinco, selênio. Depende do cardápio. Mas todas apresentam um nível de carência significativo.

6. Todas as rações são umas porcarias. Nenhum cão ou gato deveria comer ração. Mito.

A ração não é um alimento ideal. Mas na impossibilidade de dar uma alimentação natural, é melhor dar uma boa ração (com o menor nível de grãos possível, menos transgênicos, com conservantes naturais...) a dar restos de comida humana ou uma alimentação desequilibrada e sem acompanhamento.

7. Dar essas vitaminas para os animais, só faz sobrecarregar fígado e rins. Mito.

Muitas vitaminas e minerais pelo contrário, ajudam a detoxificar o fígado, melhorar a perfusão renal etc. Errado é dar complexos vitamínicos sem acompanhamento e por longos períodos só porque "alguém"do balcão da agropecuária indicou.

Verdades

1. É muito difícil dar alimentação natural para gatos. Verdade.

Os gatos se não forem acostumados desde filhotinhos com a AN, dificilmente vão comer de cara a comida. São muito seletivos e enjoam fácil. É preciso muita paciência para conseguir introduzir e manter uma AN para gatos que deveria ser idealmente, a base de carnes

2. Cães com doenças como obesidade, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, problemas de pele, diabéticos, com câncer e etc devem receber uma AN especial. Verdade.

A formulação de uma dieta para esses animais é completamente diferente de uma AN para um animal "normal". Cada uma dessas patologias requer um equilíbrio diferente de macro e micro nutrientes e nesses casos, a adição de nutracêuticos específicos para casa caso

3. Os animais podem enjoar da alimentação natural. Verdade.

Alguns animais são naturalmente mais seletivos e apreciam um alimento em detrimento de outro. Em alguns casos é necessário trocar os ingredientes e fazer novas adaptações nas dietas

4. Pode dar frutas para os cães. É saudável. Verdade.

Frutas são liberadas com moderação ( exceto abacate e uva) para animais NORMAIS. Em animais obesos, diabéticos, insuficientes renais e outros, mesmo o tipo e quantidade de frutas devem ser balanceados. Não se esqueça que o açúcar das frutas é a frutose e também é maléfica em excesso. Além disso, frutas contém carboidratos. Lembram que falamos do excesso de carboidratos lá no início?

5. Algumas empresas já estão cozinhando para os pets. Será que é confiável? Verdade.

Depende muito da empresa, mas hoje várias empresas surgiram para beneficiar pessoas que não tem tempo ou vontade de cozinhar para seus pets. Pesquise a empresa, quem faz as prescrições, quem cozinha, avalie custos considerando o tempo para fazer a comida. Muitas vezes se você tem alguém na família ou que trabalhe para vc, alguém que goste de cozinhar, essa pessoa pode tranquilamente cozinhar em cima da prescrição do especialista. Dá super certo os dois jeitos!

6. Meu cão tem atopia ou alergia de pele, vive se coçando. A AN pode ajudar?. Verdade.

Muitos animais se beneficiam com a dieta natural. Mas não é só isso. Na maioria dos casos são animais com problema de muito tempo. Esses casos muitas vezes precisam de outros tratamentos associados como um detox, acupuntura, testes alérgenos, troca de material de limpeza e etc. Apenas a troca da alimentação em casos muito crônicos, não resolve o problema por completo

7. Meu cão come há mais de 1 ano ração para perda de peso, Ele come super pouco e mesmo assim não emagrece. Verdade.

Mesmo nos casos em que REALMENTE a pessoa só da a ração direitinho, vemos muitos casos que mesmo assim o cão não emagrece. Vários fatores estão associados como: rações com muito carboidrato, falta de palatabilidade, organismo que "se acostuma", problemas hormonais associados, falta de nutrientes específicos, carências nutricionais e etc

Existem muito mais mitos e verdades. Deixe seus comentários e outras dúvidas em nossa página no Facebook
Saiba mais sobre Medicina Preventiva e Funcional
Saiba mais sobre Alimentação Natural Balanceada
Saiba mais sobre Dieta para Emagrecimento

Venha para a Reabivet deixar seu pet mais vivo.

Contato

Campinas
Rua Pereira Tangerino 318
Jardim Guanabara, 13073-210
(19) 3294-5345 / (19) 3203-5634 / (19) 99757-5345

Indaiatuba
Rua Alberto Santos Dumont 1697 Salas 6/7
Cidade Nova, 13334-150
(19) 3294-5345 / (19) 99941-4673

Atendimento

Segunda a Sexta: 09h às 18h
Sábados: 9h às 12h

© Copyright 2017 - ReabiVet | Design Studio9dade
Top